O trabalho é um fator importante para a construção da identidade e para a manutenção da saúde mental. A identidade está relacionada ao trabalho no sentido de que o nicho profissional ao que cada individuo se dedica é motivado pelas suas preferências, experiências de vida e objetivos, e estes três aspectos são totalmente relacionados com a identidade. Já em relação à saúde mental, o trabalho tem papel importante na sua manutenção porque ele pode ser tanto um fator que causa distúrbios psicológicos, como um fator que proporciona realização pessoal, boa autoestima, socialização, sensação de utilidade, etc. No entanto, se não houver reconhecimento profissional, tanto a saúde mental como a identidade do trabalhador se tornam afetados.
Reconhecimento profissional e motivação
Logo no início de um novo trabalho, geralmente a pessoa trabalhadora está altamente motivada, aberta para novas experiências, interessada em aprender, interessada em se doar para tal função, dedicada e compromissada. Com o tempo, é comum que o trabalhador comece a apresentar quedas na dedicação e na motivação. Isto nos leva a acreditar que há um fator muito importante que é capaz de fazer cair a motivação, como de mantê-la. O reconhecimento profissional está totalmente relacionado com a motivação, pois quando este existe, a motivação é mantida, enquanto que quando não há, automaticamente a motivação declina. O motivo pelo qual o reconhecimento no trabalho afeta a motivação é porque o trabalhador não busca apenas a recompensa monetária em forma de salário e benefícios, ele busca no trabalho a realização pessoal e profissional, isto é, o que o move para acordar cedo e ir ao trabalho todos os dias e se dedicar à sua função.
Reconhecimento profissional: uma necessidade humana
Como foi mencionado anteriormente, o homem busca a realização profissional além da rentabilidade, isto nos remete à teoria das necessidades, criada por Abraham Maslow, um psicólogo americano, esta teoria recebeu o nome de Pirâmide de Maslow, pois ele divide as necessidades humanas hierarquicamente. Quando uma necessidade não é respeitada e atendida, o homem é afetado física, social e mentalmente. O reconhecimento profissional é, portanto, uma necessidade humana que se não for atendida no ambiente de trabalho causa diversos danos para o trabalhador.
Como a empresa pode proporcionar o reconhecimento profissional
É de responsabilidade da liderança e da chefia da empresa proporcionar o reconhecimento profissional, para isso há algumas atitudes que auxiliam com esta finalidade: