Notícias

02/09/2019

7 Fatos Importantes Sobre o LTCAT

Nesse artigo estamos apresentando 7 fatos importantes sobre o LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho). O LTCAT é o possivelmente o laudo mais incompreendido da segurança do trabalho. Por possuir legislação vasta, muita gente se complica no momento de entendê-lo e aplica-lo. 7 Fatos Importantes Sobre o LTCAT


7 Fatos Importantes Sobre o LTCAT

7 Fatos Importantes Sobre o LTCAT

Nesse artigo estamos apresentando 7 fatos importantes sobre o LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho).
O LTCAT é o possivelmente o laudo mais incompreendido da segurança do trabalho. Por possuir legislação vasta, muita gente se complica no momento de entendê-lo e aplica-lo.

7 Fatos Importantes Sobre o LTCAT

Você sairá desse artigo com uma visão bem mais realista sobre o LTCAT. Então vamos logo passear sobre os 7 fatos.

O LTCAT É A BASE DO PPP

O LTCAT existe para dar base à emissão do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

O trabalho exposto a determinados agentes agressivos determinados por lei pode dar direito ao trabalhador de se aposentar mais cedo, com 15, 20 ou 25 anos de trabalho (e lógico, de contribuição).

Elaboramos o LTCAT com base nos riscos do ambiente, e nele descrevemos se determinada ou determinadas atividades/funções ensejam direito ao benefício de aposentadoria especial.

Vejamos o que a lei 8213/91 nos diz sobre isso:

Esse formulário citado no artigo 58 é justamente o PPP e a legislação citada começa pelo Decreto 3048.

O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) existe justamente para receber as informações presentes no LTCAT. O empregado recebe o PPP e utiliza-o como prova de que tem direito à aposentadoria especial.

É claro que em caso de dúvida, a Previdência pode pedir que a empresa envie o LTCAT para confirmar as informações que foram lançadas no PPP, mas ao final, o LTCAT volta para a empresa e o PPP fica com a previdência.

TEMPO PARA APOSENTADORIA ESPECIAL

O tempo para aposentadoria especial é de 15, 20 ou 25 anos de trabalho com exposição a algum agente nocivo, conforme determina o artigo 66, inciso 2 do Decreto 3048.

POSSUI VASTA LEGISLAÇÃO

Outro fato que não poderia ficar de fora dos 7 fatos importantes sobre o LTCAT, é que a legislação por trás do LTCAT é imensa, e esse é um dos motivos que torna sua elaboração até mais cara do que a dos programas de segurança do trabalho como PGR, PPRA e PCMAT.

Decreto 3048/99, Anexo IV. NR (Norma Regulamentadora) 15. Lista LINACH, Lei 8213/91. Decreto 4882. IN (Instrução Normativa) 77. NHOs (Normas de Higiene Ocupacional) da FUNDACENTRO.

O LTCAT NÃO POSSUI CRONOGRAMA DE AÇÕES

Como a função do LTCAT não é determinar medidas corretivas para os agentes agressivos (riscos) presentes no ambiente de trabalho, e sim determinar se a atividade enseja direito à aposentadoria especial, o LTCAT não deve ter cronograma de ações.

Os agentes agressivos encontrados no ambiente serão objeto de controle através do PPRA, ele sim deve ter cronograma.

O LTCAT É CONCLUSIVO

O papel do LTCAT é simplesmente dizer sim ou não! Sim, determinada atividade (função) enseja direito à aposentadoria especial, ou não, determinada atividade/função não enseja o direito à aposentadoria especial.

É claro que para fazer isso o elaborador deverá embasar do ponto de vista legal, e também os riscos e a exposição para dizer o porquê sim ou o porquê não.

USO DE NHOS É OBRIGATÓRIO NO LTCAT

O Decreto da Previdência Social n°4882 de 18 de Novembro de 2003 determina os dispositivos legais a serem observados para concessão de aposentadoria especial.

O artigo 65 inciso 11 do referido decreto, diz que as avaliações ambientais devem observar os limites de tolerância da legislação trabalhista, ou seja, CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e Norma Regulamentadora 15 e os procedimentos de avaliação devem obedecer ao que o que está disposto pela FUNDACENTRO, ou seja, está fazendo menção às NHOs da FUNDACENTRO.

O LTCAT É DIFERENTE DO PPRA

Sim, o LTCAT é diferente do PPRA Inclusive em muitos dos casos o enquadramento de um mesmo risco para o PPRA e LTCAT também será diferente! Em alguns casos teremos riscos que estarão no PPRA por força da ACGIH, mas que não estarão no LTCAT porque ele não observa a ACGIH.

NEM TUDO QUE É INSALUBRE DÁ DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL

Esse é uma verdade que até profissionais da área de segurança do trabalho desconhecem.

O problema é que como dissemos no item 7, a legislação de LTCAT e PPRA difere em muitos aspectos..

Enquanto a legislação do PPRA é trabalhista, a do LTCAT é previdenciária, a imagem abaixo evidencia essa diferença.

7 Fatos Importantes Sobre o LTCAT

Existem dezenas de agentes que são insalubres, mas não dão direito à aposentadoria especial, e existem agentes que até são os dois, mas com classificação de risco diferente.

Um exemplo é o agente agressivo frio.

Vamos pensar que determinado trabalhador trabalha em uma câmara fria em um frigorífico. Como ficaria o enquadramento dele para PPRA, LTCAT e Laudo de Insalubridade? Veja como ficaria.

Frio.

  • LTCAT = Frio não dá direito à aposentadoria especial.
  • PPRA = Avaliação quantitativa com base nos limites de tolerância da ACGIH.
  • Laudo de Insalubridade = NR 15 – Avaliação qualitativa.

——————————————————-

Espero que tenha gostado entender um pouco mais sobre os 7 fatos importantes sobre o LTCAT, espero que tenha gostado de mergulhar no mar de legislações que o LTCAT.

Para que serve as Normas de Higiene Ocupacional (NHO) – O que nunca te contaram

Aposentadoria Especial é Eliminada com EPI? O Guia Completo

Curso de PPRA presenciais e Ead e curso de Atualização para Técnicos de Segurança do Trabalho.

Que Deus nos abençoe

Facebook Comments